• texto-a-ser-exibido
  • texto-a-ser-exibido
  • texto-a-ser-exibido

quarta-feira, 9 de março de 2011

Alimentação Equina



Assim como em animais de produção, o desbalanço  entre nutrientes pode levar a um baixo desempenho.Sendo assim  as exigências nutricionais dos equinos são compostas por dois fatores: as exigências de mantença (que incluem a manutenção da temperatura corporal ,circulação sanguínea ,batimentos cardíacos  etc.) mais as atividades  físicas mínimas necessárias para o bem estar  do animal.Essas exigências são aditivas e ambas devem ser preenchidas com o objetivo do animal manter o peso, condição  corporal e boa saúde.É importante enfatizar ainda que, a pastagem deve ser ,para cada cavalo de cerca de 0,2 a 0,4 há e ser livre de ervas daninhas.
O animal deve ter um ambiente calmo e relaxado para comer. E as refeições do mesmo devem ser regulares, a espera pelo alimento  devido a falta de flexibilidade na alimentação do mesmo pode provocar  stress para o cavalo e para quem cuida dele , conferindo ao animal comportamentos agressivos  conforme a comida não chega.   
Deve-se sempre incluir forragens (bons pastos, fenos) na dieta dos animais para que seja mantido um bom funcionamento do trato digestivo. E como regra geral, a exigência de forragem pode ser  preenchida  fornecendo em torno de 1% do peso vivo do animal.E em casos onde exige-se muito dos animais ou como fêmeas lactantes,é necessário fornecer algum tipo de concentrado , garantir acesso facilitado ao sal mineralizado e manter água limpa e fresca à vontade em bebedouros limpos.
Entretanto não podemos esquecer de respeitar a ordem :água –Folhagens –Ração.